Oradores

Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal

Governador, desde 7 de junho de 2010.

É membro do Conselho de Governadores e do Conselho Geral de Governadores do Banco Central Europeu, membro do Conselho Geral do Comité Europeu de Risco Sistémico e do Grupo Consultivo Regional para a Europa do Conselho de Estabilidade Financeira. Preside ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

É vice-presidente honorário do Banco Europeu de Investimento (BEI), professor catedrático convidado da Universidade Católica do Porto e da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto.

Nasceu em 3 de novembro de 1949. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1973).

Foi agraciado com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Isabel Ucha, CEO da Euronext em Portugal

Isabel Ucha é CEO da Euronext em Portugal. A Euronext Lisbon faz parte da multinacional Euronext NV, que integra várias bolsas europeias. Isabel Ucha é licenciada em Economia pela Universidade Católica, detém um mestrado em Economia da Universidade Nova, e um Master Degree in Finance da London Business School. A nível profissional, dirigiu o Núcleo de Emissões e Mercados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E., foi sócia de uma empresa de consultadoria durante cerca de 7 anos, desempenhou funções na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e exerceu o cargo de Assessora para os Assuntos Económicos do Primeiro Ministro durante 4 anos. Simultaneamente, tem acumulado funções docentes na Universidade Católica lecionando vários programas de economia e financeiros (Economics, Corporate Finance, Economics of Finance, Economics of Regulation, European Economics, Portuguese Economy, Corporate Governance).

António Costa, Publisher, ECO

António Costa, 46, jornalista e 'web addicted'. Primeiro, as notícias, depois a economia, são as obsessões profissionais. Com o curso do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) do Porto, Direito ficou para trás.

Jornalista desde 1992 no JN e, depois, em alguns dos principais meios como o Expresso, a Agência Lusa e o Económico, sempre nas áreas económica e financeira. Em simultâneo, comentador-residente em rádios e televisões, hoje na TVI.

Filipa Franco, Head of Listings, Euronext Lisbon

Head of Listing na Euronext Lisbon desde setembro de 2017, onde é responsável pelo acompanhamentos dos actuais emitentes e pela promoção do mercado de capitais enquanto via para o financiamento à economia. Anteriormente foi Directora e Sub-Directora das áreas de Corporate Finance do Banco Efisa e do BiG (respectivamente), tendo iniciado o seu percurso profissional em consultoria estratégica na Roland Berger. Desempenhou ainda funções de assessora do Secretário de Estado das Finanças entre 2012 e 2015 onde foi responsável pela gestão e acompanhamento de diversos processos de privatização. Licenciou-se em Gestão e Administração de Empresas na Universidade Católica Portuguesa.

José Maria Rego, CEO, Raize

José Maria Rego

José is the co-founder of Raize, Portugal’s largest peer-to-peer lender, which sources and invests in thousands of national SMEs. Raize currently works with more than 45,000 investors, and is a fully EU-regulated payments institution and crowdfunding platform. Raize has recently IPO’d on the Lisbon Stock Exchange acquiring +1,400 new retail and institutional shareholders.

 

Previously, José worked at Oliver Wyman in London specialising in credit risk, bank restructuring and public policy. During this time, he worked on several projects with major financial institutions and authorities across Europe.

As part of José’s engagement with public policy and innovation, he was a member of the "Innovator's Strategic Advisory Board to G7 Leaders”, representing the European Commission and advising on topics related to Artificial Intelligence and Big Data. He is also a regular guest speaker at universities, business conferences and entrepreneurship events

José currently lives in Lisbon but has worked in London, Paris and Madrid. He speaks fluent Portuguese, English, French, German and Spanish.

Email: jrego@raize.pt
Contact: +351 916218910
Linkedin: josemariarego
Twitter: @josemariarego

Nuno Marques, Chairman, Vista Alegre Atlantis

Nuno Terras Marques

Desde Março de 2017 é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Visabeira e Presidente do Conselho de Administração VAA, Vista Alegre Atlantis, SGPS, SA. Tem 20 anos de experiência profissional da qual os últimos 10 anos em gestão de empresas ligadas à área da industria e serviços de engenharia de redes de telecomunicações. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Gestão do Porto.

Alberto Amaral, CEO, Flexdeal

Alberto Jorge da Silva Amaral, Presidente do Conselho de Administração da Flexdeal, SIMFE, SA e membro executivo deste órgão, é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada do Porto. Frequentou o curso de “Building Leadership Capabilities” na Universidade Nova de Lisboa, o Advanced Corporate Finance no INSEAD (Fontainbleau) e frequenta o MBA Internacional na Universidade Católica Portuguesa, Escola do Porto. É Presidente do Conselho de Administração da Flexdeal, SIMFE, SA e Presidente do Conselho de Administração da Método Garantido Participações, S.A., gerente e fundador da Método Garantido Unipessoal Lda. Entrou no setor financeiro em 1992, tendo desempenhado funções no Banco Totta & Açores, Banco Santander Totta, BPN e Barclays Bank saindo deste último em 2012. A sua atividade em Instituições sem fins lucrativos, regista uma passagem pela Direção da Associação Humanitária B.V. Barcelinhos (2011-1016), é formador da Junior Achievement Portugal desde 2008 e voluntário no Banco Alimentar desde 2007.

João Gião, Vogal do Conselho de Administração da CMVM

João de Sousa Gião

João de Sousa Gião é vogal do Conselho de Administração da CMVM desde Janeiro de 2017.

Licenciado em Direito, com distinção, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, liderou a área de mercado de capitais e regulação no departamento jurídico do Mecanismo Europeu de Estabilidade e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira desde 2011 e até final de 2016.

Ingressou na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em 2002, desempenhando funções técnicas no Departamento de Supervisão de Mercados, Emitentes e Informação e no Departamento Internacional e de Política Regulatória, tendo ainda exercido o cargo de Subdiretor deste último departamento. Advogado desde 2003 (com a inscrição atualmente suspensa).

Orador regular em conferências e autor de múltiplas publicações nas áreas do Direito dos Valores Mobiliários, do Direito das Sociedades e do governo das organizações. João de Sousa Gião é ainda docente convidado no curso de pós-graduação em Direito dos Valores Mobiliários promovido pelo Instituto dos Valores Mobiliários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Emilie Rieupeyroux, Strategy & Innovation Manager for Euronext

Emilie Rieupeyroux

Antes de integrar a equipa da Euronext em 2010, Emily trabalhou no Ministério francês para o orçamento. Ocupou vários cargos de no departamento de Mercados a contado até 2016. Enquanto Diretora para a estratégia e inovação, desenvolve as reflexões estratégicas para a Euronext, contribuindo, em particular, para a definição do novo plano estratégico. Lidera projetos inovadores tais como a joint venture com a LiquidShare, parcerias no âmbito da Inteligência Artificial, ou técnicas inovadoras do uso de ICO (Initial Coin Offering).

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM