Via Bolsa

A Bolsa Portuguesa e os seus parceiros organizam a 2ª edição da conferência VIA BOLSA - Financiamento Através do Mercado de Capitais.
Este será o momento certo para falarmos muito abertamente sobre o financiamento das empresas via mercado de capitais.
Durante uma manhã de trabalho, vamos responder às dúvidas, sobre o Porquê e como Cotar empresas em Bolsa.

Quer saber mais sobre o tema Cotar em Bolsa? Então apareça no dia 20 de Março no auditório da Porto Business School para a conferência VIA BOLSA, organizada pela Bolsa Portuguesa, juntamente com vários parceiros jurídicos e financeiros. Este será o momento certo para falarmos muito abertamente sobre o financiamento da sua empresa via mercado de capitais. Durante uma manhã de trabalho, vamos responder às suas dúvidas, sobre o Porquê e como Cotar em Bolsa. A conferência destina-se a gestores de topo das empresas e investidores de referência.

Inscreva-se aqui

A inscrição tem o valor de 40 Euros que reverte na totalidade para a Associação Mundo a Sorrir 
Para mais informações sobre o VIA Bolsa 2014 por favor contacte: +351 21 790 00 00

8h15:     Registo e Welcome Coffee

9h00:     Abertura                             
Orador: Luís Laginha de Sousa, CEO, Euronext Lisbon

9h20:     “A Proposta de Valor da Bolsa”
Orador: Miguel Geraldes, Director de Mercados, Euronext Lisbon

9h40:     Painel 1:A Decisão de Cotar”
Oradores: José Gabriel Chimeno (Deloitte); José Luís Pinto Basto (The Edge Group); Paulo Bandeira (SRS  Advogados); Pedro Duarte (Banco Carregosa)
Moderador: Euronext Lisbon

10h15:   Painel 2:“Factores Críticos de Sucesso”
Oradores: Carlos Costa Andrade (Uria Menendez – Proença de Carvalho); João Sousa Leal (KPMG)
Moderador: Euronext Lisbon

10h40:   Entrevista/Vídeo:“Admissão em Bolsa da Espírito Santo Saúde”                            
Oradora: Isabel Vaz, CEO, Espírito Santo Saúde
Entrevistadora: Euronext Lisbon

10h55:   Coffee Break                   

11h25:   Painel 3: “PMEs e Mercado de Capitais”
Oradores: José Carlos Mateus (Montepio Investimento); Rui Alpalhão (Fundbox – sociedade gestora  da NEXPONOR); Rui Peixoto Duarte (Abreu Advogados); Sofia Santos Machado (Abreu Advogados)
Moderador: Euronext Lisbon

11h55:   Vídeo:  “A entrada dos CTT”
Orador: Francisco de Lacerda, CEO, CTT

12h00: Debate: “O Sentimento dos Investidores”
Oradores: Joaquim Luiz Gomes (Dunas Capital); Luís Reis (Sonae SGPS), Manuel Puerta da Costa (BPI Gestão de Activos) e Raul Marques (APAF)
Moderador: Euronext Lisbon

12h20:   Painel 4: “Estratégias de Saída”
Oradores: António Rodrigues (PriceWaterhouseCoopers); Pedro Raposo (Pedro Raposo & Associados); Rodrigo Guimarães (Explorer Investments)
Moderador: Euronext Lisbon

12h40:   Testemunho: “Criar Valor”
Orador: Jorge Brito Pereira, Chairman, Zon Optimus

13h00:   Encerramento                     
Orador:  Membro do Governo a designar

13h30:   Almoço

  • Luís Laginha de Sousa (Euronext)
  • Miguel Geraldes (Euronext)

Painel 1: A Decisão de Cotar

  • José Gabriel Chimeno (Deloitte)
  • José Luís Pinto Basto (The Edge Group)
  • Paulo Bandeira (SRS Advogados)
  • Pedro Duarte (Banco Carregosa)
  • Nuno Miguel Prata (SRS Advogados)
  • Miguel Geraldes (Euronext – moderador)

Painel 2: Factores Críticos de Sucesso

  • Carlos Costa Andrade (Uria & Menendez – Proença de Carvalho)
  • Daniel Proença de Carvalho (Uria & Menendez – Proença de Carvalho) *
  • João Sousa Leal (KPMG) *
  • Pedro Wilton (Euronext – moderador)

Painel 3: PMEs e Mercado de Capitais

  • Hugo Teixeira (Abreu Advogados)
  • José Carlos Mateus (Montepio Geral)
  • Sofia Santos Machado (Abreu Advogados)
  • Pedro Wilton (Euronext – moderador)

Debate: O sentimento dos Investidores

  • BPI Gestão de Activos *
  • Quifel *
  • Family office *
  • Raul Marques (APAF)
  • Miguel Geraldes (Euronext – moderador)

Painel 4: Estratégias de Saída

  • António Rodrigues (PriceWaterhouseCoopers)
  • Pedro Raposo (Pedro Raposo e Associados)
  • Rodrigo Guimarães (Explorer Investments)
  • Pedro Wilton (Euronext – moderador)

Testemunho

  • Jorge Brito Pereira, ZON Optimus

 

*a confirmar

António Rodrigues, sócio responsável do Advisory – Corporate Finance & Restructuring da PricewaterhouseCoopers

António Rodrigues, sócio responsável do Advisory – Corporate Finance & Restructuring da PricewaterhouseCoopersTem liderado algumas das maiores transações ocorridas em Portugal, corporate e private equities, ao longo dos últimos 16 anos.  O António tem assessorado clientes em transações cross-border, nomeadamente nos EUA, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, entre outros. Possui vasta experiência na realização de projetos no âmbito de revisões estratégicas, apoio na definição de planos de expansão e internacionalização, na identificação e negociação de parcerias estratégicas. Tem participado em diversos cursos de reconhecida competência de onde se destacam  “Leadership and strategy executive program” – Kellogg School of Management, “Restructuring Services Programme” – INSEAD e  “Understanding Clients Strategic Agenda” – INSEAD

Carlos Costa Andrade, Sócio, Uría Menéndez - Proença de Carvalho

Carlos Costa Andrade, Partner, Uría Menéndez - Proença de CarvalhoCarlos Costa Andrade é sócio do escritório de Lisboa da Uría Menéndez - Proença de Carvalho desde 2005. Entre 1996 e 1999 foi advogado na NYSE Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A. Presta assessoria jurídica em Direito Societário, Direito Bancário e Direito dos Valores Mobiliários. Entre as suas áreas de prática contam-se as de fusões e aquisições, financiamentos, emissão e oferta de valores mobiliários (equity, debt e structured products), regulatório, entidades gestoras de mercado regulamentado e não regulamentado e corporate governance. A par da sua atividade como advogado desempenha vários cargos sociais. Participa, na qualidade de convidado, no Comité de Renda Variável e no Comité de Renda Fixa da BM&F BOVESPA. Carlos Costa Andrade é um dos advogados de mercado de capitais, direito financeiro e bancário mais reputados em Portugal, de acordo com a Chambers Global Portugal, IFLR 1000 Portugal e Legal 500.

João Sousa Leal, Partner da KPMG Portugal e Angola para as áreas de Transactions & Restructuring e de Mergers & Acquisitions

João Sousa Leal, Director at KPMG Corporate Finance, KPMGJoão Sousa Leal é actualmente Partner da KPMG Portugal e Angola para as áreas de Transactions & Restructuring e de Mergers & Acquisitions. Entre 2006 e 2009 foi Director Coordenador do Departamento de Corporate Finance do Banco Efisa, sendo responsável pela coordenação, acompanhamento e execução de mandatos de assessoria financeira na área de fusões, aquisições e reestruturações financeiras. Anteriormente, João Leal foi durante seis anos colaborador do Millennium BCP Investimento, onde esteve envolvido na coordenação e execução de diversos processos de assessoria financeira na área de fusões, aquisições e reestruturações financeiras.
Com mais de 14 anos de experiência em Corporate Finance, participou em transacções relevantes em diversos sectores de actividade e diferentes mercados geográficos. Possui uma vasta experiência em processos de fund raising, aquisições, alienações e reestruturações financeiras.

Joaquim Luiz Gomes, Presidente de Administração da DUNAS CAPITAL - GESTÃO DE ACTIVOS

Joaquim Luiz Gomes, Presidente de Administração da DUNAS CAPITAL - GESTÃO DE ACTIVOSIniciou a sua carreira no mercado de capitais há 27 anos em Londres, onde trabalhou na Fidelity e na Carnegie. Na década de 90 fundou a Midas Investimentos, que atuava nas áreas de gestão de ativos e de corretagem e que, mais tarde, foi adquirida pelo BBVA. Lançou ainda em Portugal a BBVA Privanza, marca de private banking do grupo, enquanto cumpria o seu período de lock-in. Licenciado em Direito e com um MBA da Manchester Business School, é ainda sócio-fundador da Inok Consulting, da Badoca Atividades Turísticas e da Azamor Wines.
 

Jorge Brito Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Zon Optimus

Jorge Brito Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Zon OptimusLicenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e com um Mestrado em Direito, vertente de Ciências Jurídicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, também possui o Leading Professional Services Firms, da Harvard Business School (2013). Jorge Brito Pereira é Sócio de PLMJ e Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vogal do Conselho de Administração de PLMJ – Sociedade de Advogados e Vogal do Conselho de Administração de De Grisogono. Foi vogal do conselho de administração da CIMIPAR – Sociedade Gestora de Participações Sociais (2006/2007) e da ParaRede (2002-2005). Actualmente, é vogal da comissão de remunerações da Glintt, SA, presidente da mesa da assembleia-geral da Sport TV, da Sapec, SGPS, da Oxy Capital - Sociedade de Capital de Risco, da ONETIER Partners SGPS, da CIMINVEST – Sociedade de Investimentos e participações, da SANTORO FINANCE – Prestação de Serviços, da SANTORO FINANCIAL HOLDINGS, SGPS e da FIDEQUITY – SERVIÇOS DE GESTÃO S.A. É ainda secretário da Mesa da Assembleia-geral do Banco BIC Português, SA.

José Carlos Mateus, Administrador, Montepio Investimento

José Carlos Mateus, Administrador, Montepio InvestimentoJosé Carlos Mateus, nascido em 24 de agosto de 1967, é licenciado em Economia pelo ISEG. Iniciou a sua carreira no Banco Totta & Açores (1990-95), passando pelo Banco Comercial Português (1995-2008), onde desempenhou diversos cargos no âmbito do Mercado de Capitais, em Portugal e na Polónia. Ingressou no Grupo Montepio em 2008, como Responsável pela Direção Financeira e Internacional da Caixa Económica Montepio Geral, e onde acumula ainda cargos de administração em outras empresas do Grupo, tais como Membro Executivo do CA do Montepio Investimento e, não executivo, Futuro – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, Montepio Gestão de Ativos – Sociedade Gestora de Fundos Mobiliários, entre outras. Além da sua carreira na Banca, acumulou ainda outras experiências profissionais como Consultor para os Governo de Portugal e Angola, bem como professor no ISEG, ISCTE, IFB e Universidade Católica, entre outros

José-Gabriel Chimeno – Partner -  Deloitte

José-Gabriel Chimeno – Partner -  DeloitteDivisão de Financial Advisory Services em Portugal, liderando equipas de profissionais em Lisboa, Porto e Luanda. Nas suas actuais funções, para além do desenvolvimento da actividade deCorporate Finance em Portugal, José-Gabriel Chimeno tem assumido responsabilidades de liderança em vários projectos de fusões e aquisições, principalmente em transacções Cross Border, assim como de análise estratégica, restruturações financeiras e private placements. Colabora com a Deloitte desde 1984, sendo sócio em Portugal desde 1998. Diplomado pelo IESE (Barcelona), formou-se em Economia e Ciências Empresariais na Universidade Central de Barcelona.

José Luís Pinto Basto, Administrador-delegado (CEO) The Edge Group

José Luís Pinto Basto, Administrador-delegado (CEO) The Edge GroupJosé Luís Pinto Basto é Fundador e Administrador do The Edge Group desde 2002. Empreendedor com grande experiência na identificação, negociação e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio, começou desde cedo a sua carreira na área de tecnologias de informação, como programador e analista de sistemas na empresa Soporcel. O espírito empreendedor leva-o a estar presente no nascimento de várias iniciativas empresariais, como é o caso das empresas Novacinco, Carpe Diem e Informáticos de Portugal. No seu percurso passa pelos cargos de CEO na Teknoland Portugal, multinacional de internet do grupo espanhol Telefónica, sendo mais tarde responsável (local partner) pela expansão para Portugal da multinacional sueca IconMedialab, maior empresa europeia de e-business (projetos CidadeBCP e Oniway UMTS). A paixão pelos aviões levou-o paralelamente a uma carreira de piloto da TAP, ocupando atualmente a função de comandante de longo curso (Airbus A330).

Luís Filipe Reis, Chief Corporate Centre Officer da Sonae-SGPS

Luís Filipe Reis, Chief Corporate Centre Officer da Sonae-SGPSDesempenha, presentemente, funções de Chief Corporate Centre Officer da Sonae, com responsabilidades na coordenação das funções da Holding, implementação de processos de organização e mudanças corporativas nas diferentes sub-holdings. A Comunicação, Relações Externas e Institucionais, Relações com Investidores e os Sistemas de Informação fazem também parte do seu pelouro. Foi Administrador Executivo e COO da Sonaecom, desde Maio de 2000 e está no Grupo Sonae desde 1989, tendo tido funções em várias das sub-holdings do Grupo. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração da Modelo Continente SGPS e Director de Marketing da Sonae Distribuição. Possui igualmente experiência relevante na área de Marketing da Indústria Farmacêutica. Paralelamente, é Presidente da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e da CSP – Confederação dos Serviços de Portugal, Vice-Presidente da BCSD Portugal (Business Council for Sustainable Development), membro do Conselho do WBCSD e membro do Conselho Geral da AEP (Associação Empresarial de Portugal) e da Universidade de Coimbra. É também docente convidado da Porto Business School e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Luís Laginha de Sousa, CEO Euronext Lisbon

Luís Laginha de Sousa, CEO NYSE Euronext LisbonLuís Laginha de Sousa é, desde 1 de Julho de 2010 Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisbon, Membro do “Managing Board da Euronext N.V.”, E Membro do “Management Committee do Grupo NYSE Euronext”. Tendo ingressado nos quadros da companhia em início de 2005, como C.O.O. (Chief Operating Officer) da Euronext Lisbon, assumiu também responsabilidades no Grupo nas áreas de “Information Services / Market Data” e “Corporate News Distribution”. Antes de integrar os quadros da Euronext Lisbon, Luís Laginha de Sousa foi Administrador da Caixaweb, SGPS, S.A. (holding detida pela Caixa Geral de Depósitos) e administrador de várias participadas do grupo CGD, tanto em Portugal como em Espanha. Luís Laginha de Sousa desempenhou igualmente funções de Gestão e de Direcção em empresas portuguesas e multinacionais e no ICEP - Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal. Luís Laginha de Sousa possui um MBA da Universidade Católica Portuguesa (1995) onde também se licenciou em Economia (1988). É docente da “UCP School of Business and Economics”, onde lecciona as cadeiras de Gestão Internacional (MBA) e Alianças Estratégicas (Licenciatura).

Manuel Puerta da Costa, administrador da BPI Gestão de Activos

Manuel Puerta da Costa, administrador da BPI Gestão de ActivosLicenciado em Economia e com Mestrado lectivo de Finanças Internacionais pela Faculdade de Economia do Porto foi o primeiro detentor em Portugal do CFA-Chartered Financial Analyst  atribuído pelo ICFA . Foi docente Universitário na FEP nas cadeiras de Introdução à Economia, Economia de Empresa, Integração Económica e em Mercados e Instrumentos Financeiros. Tendo iniciado a sua carreira na Direcção Financeira do BPA em 1988, passou pela CISF e pelo Banesto Bolsa em Madrid antes de ingressar no Banco Português de Investimento em 1992. A carreira de mais de 20 anos no BPI inclui  as áreas de Equity Research, de Equity Capital Markets e o lançamento do BPI Online tendo sido administrador da BPI Dealer até 2000. Depois desse ano assume a direcção do Private Banking até 2010, com a responsabilidade da Gestão de  Investimentos e acumulou a pasta de administrador da BPI Gestão de Activos e da BPI Vida e Pensões com o pelouro do Imobiliário. É membro do Conselho de Administração da APAF e membro do Comissão de Trabalho para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais do Forum da Competitividade.

Miguel Geraldes, Director de Mercados Euronext Lisbon

Miguel Geraldes, Director de Mercados NYSE Euronext LisbonDirector de Mercados da Iberia na NYSE Euronext, Miguel Geraldes começou a trabalhar na Bolsa de Valores de Lisboa em 1992, primeiro como Assessor do Director de Operações de Bolsa e como Coordenador da Área de Desenvolvimento e Negociação, antes de actuar como Director of Policy and Strategy no âmbito da fusão da BVLP com a Euronext. Formador do Instituto do Mercado de Capitais entre 1999 e 2001, conta com vários diplomas na área, entre os quais uma Licenciatura em Gestão e Organização de Empresas (Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa); Curso Avançado de “Finanças, Técnicas de Negociação e Value at Risk” (Universidade Nova de Lisboa); frequência no Curso de Engenharia de Máquinas (Escola Naval) no curso de Pós graduação “PDE – Programa de Direcção de Empresas” (AESE – Escola de Direcção de Negócios). Mais recentemente, concluiu uma Pós graduação em Management organizada pela Euronext, NV com a colaboração do INSEAD - “Euronext Management Programme”.

Paulo Bandeira, Sócio da SRS Advogados

Paulo Bandeira, Senior Associate, SRS

Ingressou no Departamento de Corporate/M&A em 1997 onde tem estado especialmente envolvido na assessoria a sociedades em operações de direito societário, fusões e aquisições, operações em mercados de capitais e Startup funding.

Trabalha bastante em temas de corporate governance, assessorando especialmente em temas de estruturação dos conselhos de administração e de deveres e obrigações dos administradores. É membro fundador do Instituto Português de Corporate Governance e co-autor do respectivo “Código de Governo das Sociedades”. É um orador frequente em seminários de corporate governance e membro do fórum Governance Lab.

É também membro da Union Internationale des Avocats e Vice-Presidente da Direcção da Comissão portuguesa da UIA. É licenciado em Direito e pós-graduado em Direito dos Valores Mobiliários pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Pedro Duarte, Presidente da CE do Banco Carregosa

Pedro Duarte, Presidente da CE do Banco Carregosa

Antes de ser Presidente da Comissão Executiva do Banco Carregosa, Pedro Duarte foi administrador da antiga Sociedade Financeira de Corretagem e Gestora de Patrimónios L.J. Carregosa. Começou em 1983 no Banco Borges & Irmão. Em 1989 foi trabalhar com Maria Cândida Rocha e Silva, Corretora Oficial da Bolsa de Valores do Porto, e com o BCI Valores, do Grupo Santander. Em 1992 transfere-se para a Título Sociedade Corretora, do Grupo Finibanco mas, em 1995, regressou à Carregosa. É licenciado em Gestão Financeira pelo Instituto Superior de Administração e Gestão. Frequentou Engenharia Civil, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e completou, antes da licenciatura, o bacharelato em Gestão de Empresas. Nasceu em 1963, no Porto, onde vive. É casado e tem um filho.

Pedro Raposo,  Managing Partner – Pedro Raposo & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.

Pedro Raposo,  Managing Partner – Pedro Raposo & Associados, Sociedade de Advogados, R.L. Pedro Raposo é Sócio fundador da Pedro Raposo & Associados (2001) e Administrador com funções de supervisão e gestão global da actividade do escritório. Sócio Responsável pelo Departamento de Corporate e Tributário e pelo Departamento de Contratos.
A par da sua atividade como advogado, desempenhou vários cargos, tendo sido, nomeadamente Presidente da ASAP - Associação das Sociedades de Advogados de Portugal (2011-2014); Presidente do Conselho de Deontologia de Lisboa da Ordem dos Advogados (2007); Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (2004); Vogal do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (2001). Mantém atualmente a função de Presidente da Task Force on Green Economy da International Chamber of Commerce (ICC) ( desde 2011).
Mencionado pelos principais diretórios como o Chambers Europe como “Leaders in their Field” na área de Corporate e pelo Best Lawyers numa nomeação feita pelos seus pares em Litigation.

Pedro Wilton, Senior Account Manager, European Corporate Client Group, Euronext Lisbon

Pedro Wilton, Senior Account Manager, European Corporate Client Group, Euronext LisbonPedro Wilton é Economista com licenciatura na Universidade Nova de Lisboa e MBA em Finanças na Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira profissional no Banco Nacional Ultramarino. Posteriormente foi quadro da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários nas divisões de mercados e emitentes e adjunto na Secretaria de Estado do Tesouro e Finanças. Desde 2008, é Senior Account Manager da Euronext Lisbon com as especiais funções de acompanhamento das empresas cotadas ou em processo de admissão em Bolsa.

Raul Marques, presidente da APAF-Associação Portuguesa dos Analistas Financeiros

Raul Marques, presidente da APAF-Associação Portuguesa dos Analistas FinanceirosLicenciado em Economia pelo ISE - Instituto Superior de Economia (actualmente ISEG) em 1983. Concluiu diversos cursos de pós-graduação em Portugal e no estrangeiro sobre Direcção Global de Empresas, Gestão de Investimento, Análise Financeira, Gestão Cambial e Avaliação de Projectos e de Empresas. Iniciou a sua carreira em 1984 na Cimpor - Cimentos de Portugal, como responsável pela gestão de financiamentos.  Em Março de 2002 foi eleito para o Conselho de Administração do Banif - Banco de Investimento, sendo actualmente Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Banif Gestão de Activos – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. É ainda Presidente do Conselho de Administração da APAF - Associação Portuguesa de Analistas Financeiros.

Rodrigo Guimarães, Presidente do Conselho de Administração e membro da Comissão Executiva da Explorer Investments

Rodrigo Guimarães, Presidente do Conselho de Administração e membro da Comissão Executiva da Explorer InvestmentsPresidente do Conselho de Administração e membro da Comissão Executiva da Explorer Investments. Presidente do Conselho de Administração da MOP e Starfoods e membro do Conselho de Administração  de várias participadas. Em 1990 fundou a Midas Investimentos desempenhando funções de administrador delegado, tornando-a numa das sociedades financeiras de corretagem de referência no mercado português, que em 1999 foi adquirida pelo BBVA. Fundou e desenvolveu o Corporate Finance do Grupo BBVA em Portugal. Iniciou a sua vida profissional em Londres, na Smith New Court, e na Carnegie International onde integrou a Comissão Executiva. Entre 1990 e 1992 integrou o Conselho de Administração da Apolo Cerâmicas em representação do Kuwait Investment Office. Possui um MBA pela Universidade de George Washington, EUA (1987) e um BA em Economia pela Universidade de York, Canadá (1985).

Rui Alpalhão, Presidente da Comissão Executiva da Fundbox-Sociedade Gestora da Nexponor

Rui Alpalhão, Presidente da Comissão Executiva da Fundbox-Sociedade Gestora da NexponorLicenciado em Economia e Mestre em Gestão de Empresas pela UNL (1985 e 1988, respectivamente) e Doutor em Finanças pelo ISCTE (2007). Membro Efectivo da Ordem dos Economistas. Durante a sua carreira profissional, foi administrador de quatro sociedades gestoras de fundos de investimento imobiliário (TOTTA Fimo, Imovest, Margueira e Fundbox) sendo actualmente Presidente da Comissão Executiva da Fundbox e membro do comité de índices PSI na Euronext Lisbon. Foi ainda administrador e “head of research” de duas sociedades corretoras, dos grupos Sottomayor e Caixa Geral de Depósitos. Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Economia da UNL (1991/9) e no ISCTE desde então, onde ensina Finanças e Economia. A sua investigação foi publicada na Portuguese Review of Management Studies e na Applied Financial Economics. É co-autor da coluna semanal "Escola de Gestão" no Jornal de Negócios

Rui Peixoto Duarte, Sócio da Abreu Advogados

Rui Peixoto Duarte, Sócio da Abreu AdvogadosRui Peixoto Duarte é Sócio da Abreu Advogados desde 2006 e co-responsável pela área de prática de Direito Imobiliário e do Desk Brasil.
Autor e co-autor de vários artigos na área do Direito Comercial, Direito das Sociedades Comerciais e Investimento Estrangeiro, Rui Peixoto Duarte coordenou ainda vários cursos de formação profissional e seminários.
Membro da International Bar Association (IBA) e Council Member da Portuguese Chamber of Commerce, em Londres.
Rui Peixoto Duarte concluiu a Maîtrise em Direito Comunitário e Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Paris 2 – Assas (Sorbonne), em 1981. Obteve a equivalência à Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1983. Em 1995 e 1996 frequentou o “Program of Instruction for Lawyers”, da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.

Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações

Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e ComunicaçõesLicenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Ciências Empresariais pela mesma Faculdade e possui o Curso de Especialização em Finanças do ISCTE. Foi membro do Grupo de Trabalho para a reavaliação das Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões, bem como de diversas organizações internacionais na área financeira. Exerceu diversos cargos de direção na área da banca e transportes.


 

Sofia Santos Machado, Sócia da Abreu Advogados

Sofia Santos Machado, Sócia da Abreu AdvogadosSofia Santos Machado, Sócia da Abreu Advogados e co-Responsável pela área de prática Direito Bancário e Financeiro, iniciou a sua actividade profissional na Abreu Advogados em 1996 como estagiária, tendo sido convidada a Sócia em 2007.
Membro fundador do APIFD – Associação Portuguesa de Instrumentos Financeiros de Derivados, Sofia Santos Machado é a representante da Abreu Advogados enquanto Vice-presidente da APIFD – Associação Portuguesa de Instrumentos Financeiros de Derivados.
Sofia Santos Machado Licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa pela Universidade de Lisboa, em 1996, e possui uma Pós-Graduação em Mercados, Instituições e Instrumentos Financeiros, Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa e Nova de Lisboa, Bolsa de Derivados do Porto e NovaForum e um Mestrado em Direito (LL.M. –Banking and Finance Law), Kings College, Londres.

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM