VIA BOLSA 2013

VIA BOLSA – 2ª Edição

Financiamento Através do Mercado de Capitais.

Porto Business School
20 de Março
8:15 – 13:30

Financiamento atraves do Mercado de Capitais

Quer saber mais sobre o tema Cotar em Bolsa? Então apareça no dia 22 de Maio no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa para a conferência VIA BOLSA, organizada pela Bolsa Portuguesa, juntamente com vários parceiros jurídicos e financeiros. Este será o momento certo para falarmos muito abertamente sobre o financiamento da sua empresa via mercado de capitais. Durante uma manhã de trabalho, vamos responder às suas dúvidas, sobre o Porquê e como Cotar em Bolsa. A conferência destina-se a gestores de topo das empresas e investidores de referência. Está prevista a presença do Sr. Ministro da Economia e do Emprego.

A inscrição tem o valor de 40 Euros que reverte na totalidade para a Associação Juvenil Ponte - Pólo Social Manto.
Inscreva-se aqui 

08h15: Registo e Welcome Coffee

09h00: Abertura

  • Luís Laginha de Sousa, CEO NYSE Euronext Lisbon
  • Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego *

09h40: “A Proposta de Valor da Bolsa Portuguesa”

  • Miguel Geraldes, Director de Mercados NYSE Euronext Lisbon

10h00: Painel 1: “Argumentos, benefícios e motivações para uma cotação em Bolsa.”

  • José Gabriel Chimeno, Partner, Deloitte
  • Paulo Bandeira, Senior Associate, SRS
  • Pedro Duarte, CEO, Banco Carregosa
  • Pedro Rebelo de Sousa, Senior Partner, SRS

10h45: Painel 2: “Uma solução feita à medida das Pequenas e Médias Empresas – o Alternext.”

  • João Neves, Director, Montepio
  • Miguel Castro Pereira, Managing Partner , Abreu
  • Sofia Santos Machado, Sócia da Abreu Advogados

11h20: Coffee-break

11h50: Painel 3: Escolhas: Mercado de Acções e/ou Mercado de Dívida?

  • Carlos Costa Andrade, Sócio, Uría Menéndez - Proença de Carvalho
  • Daniel Proença de Carvalho, Sócio-Presidente, Uría Menéndez - Proença de Carvalho
  • João Sousa Leal, Director at KPMG Corporate Finance, KPMG

12h15: Entrevista em directo: “A Minha Experiência no Mercado de Capitais.”

  • Rogério Carapuça, Chairman Novabase

12h30: Entrevista em directo: “A necessidade de Profissionalização da Gestão”

  • Paulo Morgado, CEO CapGemini

12h45: De Viva Voz: O Sentimento do Investidor.

  • Fernando Ribeiro, Chairman, F&C Portugal
  • Nuno Gaioso Ribeiro, CEO Capital Criativo

13h15: Encerramento: “O Mercado de Capitais liberta o valor das Empresas?”

  • Zeinal Bava, CEO Portugal Telecom

13h30: Almoço e Networking

*a confirmar

Álvaro Santos Pereira - Ministro da Economia e do Emprego *
Carlos Costa Andrade - Sócio, Uría Menéndez - Proença de Carvalho
Daniel Proença de Carvalho – Sócio-Presidente, Uría Menéndez - Proença de Carvalho
Fernando Ribeiro - Chairman, F&C Portugal
João Neves - Diretor, Montepio
João Sousa Leal – Diretor, KPMG Corporate Finance, KPMG
José Gabriel Chimeno - Partner, Deloitte
Luís Laginha de Sousa - CEO, NYSE Euronext Lisbon
Miguel Castro Pereira - Managing Partner, Abreu Advogados
Miguel Geraldes - Diretor de Mercados, NYSE Euronext Lisbon
Nuno Gaioso Ribeiro - CEO, Capital Criativo
Paulo Bandeira - Senior Associate, SRS
Paulo Morgado - CEO, CapGemini
Pedro Duarte - CEO, Banco Carregosa
Pedro Rebelo de Sousa - Senior Partner, SRS
Rogério Carapuça - Chairman, Novabase
Sofia Santos Machado - Sócia da Abreu Advogados
Zeinal Bava - CEO, Portugal Telecom
*a confirmar

Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego

Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do EmpregoÁlvaro Santos Pereira nasceu em Viseu, em 1972. Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, doutorou-se em Economia pela Universidade Simon Fraser, em Vancouver, Canadá, onde leccionou Desenvolvimento Económico e Política Económica. Foi igualmente professor visitante na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, em cujo departamento de Economia leccionou entre 2000 e 2004. Entre 2004 e 2007, foi docente de Economia Europeia e Desenvolvimento Económico no departamento de Economia da Universidade de Iorque, no Reino Unido. É autor de vários livros como «Portugal na Hora da Verdade», «O Medo do Insucesso Nacional», «Os Mitos da Economia Portuguesa» e «Diário de um Deus Criacionista», tendo sido colunista de vários órgãos de comunicação social (Diário de Notícias, Público, Diário Económico, Expresso, Exame e Jornal de Notícias); é autor do blogue «Desmitos» e colaborador do blogue «The Portuguese Economy».


Carlos Costa Andrade, Sócio, Uría Menéndez - Proença de Carvalho

Carlos Costa Andrade, Partner, Uría Menéndez - Proença de CarvalhoCarlos Costa Andrade é sócio do escritório de Lisboa da Uría Menéndez - Proença de Carvalho desde 2005. Entre 1996 e 1999 foi advogado na NYSE Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A. Presta assessoria jurídica em Direito Societário, Direito Bancário e Direito dos Valores Mobiliários. Entre as suas áreas de prática contam-se as de fusões e aquisições, financiamentos, emissão e oferta de valores mobiliários (equity, debt e structured products), regulatório, entidades gestoras de mercado regulamentado e não regulamentado e corporate governance. A par da sua atividade como advogado desempenha vários cargos sociais. Participa, na qualidade de convidado, no Comité de Renda Variável e no Comité de Renda Fixa da BM&F BOVESPA. Carlos Costa Andrade é um dos advogados de mercado de capitais, direito financeiro e bancário mais reputados em Portugal, de acordo com a Chambers Global Portugal, IFLR 1000 Portugal e Legal 500.


Daniel Proença de Carvalho, Sócio-Presidente, Uría Menéndez - Proença de Carvalho

Daniel Proença de Carvalho, Managing Partner, Uría Menéndez - Proença de CarvalhoDaniel Proença de Carvalho entrou como sócio Presidente da Uría Menéndez - Proença de Carvalho em Março de 2010, através da fusão da sociedade de advogados Proença de Carvalho & Associados com a Uría Menéndez. A par da sua atividade como advogado, desempenhou vários cargos, tendo sido, nomeadamente, Ministro da Comunicação Social no 4º Governo Constitucional presidido por Mota Pinto (1978/79), Presidente da Rádio Televisão Portuguesa (1980/83), Presidente do Conselho de Administração da Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva (1993/2007). Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Cimpor - Cimentos de Portugal, SGPS, S.A., Presidente do Conselho de Administração da ZON Multimédia, SGPS, S.A., Presidente da Assembleia Geral da AEM - Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (em representação da ZON Multimédia - Serviços de Telecomunicações e Multimédia, S.A.), Membro da Comissão de Remunerações do BANCO ESPÍRITO SANTO, S.A. e Presidente da Assembleia Geral de numerosas sociedades, entre elas a Galp Energia, SGPS, S.A., a Socitrel, S.A., a Renova, S.A., etc. Exerce funções em instituições de utilidade pública sem fins lucrativos, designadamente, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud. É Presidente da Assembleia Geral do Instituto Português de Corporate Governance, desde Junho de 2010. Como advogado, tem atuado em todas as áreas de prática profissional, litigiosa e extra-litigiosa, acompanhando todo o tipo de processos judiciais em todas as instâncias. Intervém em vários processos arbitrais, quer como advogado de parte, quer como árbitro. Para além da área de contencioso tem vasta experiência nas áreas económica, comercial e M&A, representando empresas nacionais e estrangeiras.
Os diretórios Chambers & Partners e Legal 500, têm-lhe atribuído, por diversos anos consecutivos, o estatuto de “Leading Lawyer” em Portugal, na área de Contencioso. Em 2009 recebeu o Prémio Carreira, atribuído pelo Conselho de Sábios do Diário Económico que o considerou “O advogado das causa difíceis” e “o advogado à prova de bala ... respeitado dentro e fora da classe”.


João C. Neves – Diretor, Montepio

João C. Neves – Diretor, MontepioIniciou a sua carreira profissional em 1992 na Leasing Atlântico e seguidamente no Banco Fomento Exterior. Posteriormente ingressa no Ministério das Finanças - Gabinete de Estudos   Económicos/DGT onde desenvolve trabalhos de colocação de dívida Portuguesa no Mercado Internacional. Em 1995, muda-se para a JP Morgan como Macroeconomic Researcher, responsável por Portugal e co-responsável por Espanha. Mais tarde, ainda na JP Morgan, exerce as funções de Fixed Income Strategist estruturando estratégias de investimento para o mercado Ibérico, Italiano, Alemão e Francês. Em 1996 ingressa no Banco Espírito Santo onde permanece até 2005. Em 2006 ingressa no Montepio, como Diretor da área de Risco. Actualmente é responsável  pela área de Planeamento e Estratégia Financeira do Grupo Montepio e pela Banca de Investimento. 
Tem PhD em Finance pela University of York,/ Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Nova de Lisboa e uma Licenciatura em Economia pela Universidade Católica de Lisboa. É Docente Especializado em Mercados Financeiros na Universidade Lusófona de Lisboa.”


João Sousa Leal, Director at KPMG Corporate Finance, KPMG

João Sousa Leal, Director at KPMG Corporate Finance, KPMGJoão Sousa Leal é o responsável da área de Fusões e Aquisições da KPMG Portugal. No passado, exerceu funções de direcção na área de Corporate Finance do Banco EFISA e do Millennium bcp Investment bank. Com cerca de 13 anos de experiência em Fusões e Aquisições, participou em transacções relevantes em diversos sectores de actividade e diferentes mercados geográficos. Possui uma vasta experiência em processos de fund raising, aquisições, alienações e reestruturações financeiras.

 


José-Gabriel Chimeno – Partner -  Deloitte

José-Gabriel Chimeno – Partner -  DeloitteJosé-Gabrel é o responsável pela Divisão de Financial Advisory Services em Portugal, liderando equipas de profissionais em Lisboa, Porto e Luanda. Nas suas actuais funções, para além do desenvolvimento da actividade de Corporate Finance em Portugal, José-Gabriel Chimeno tem assumido responsabilidades de liderança em vários projectos de fusões e aquisições, principalmente em transacções Cross Border, assim como de análise estratégica, restruturações financeiras e private placements. Colabora com a Deloitte desde 1984, sendo sócio em Portugal desde 1998. Diplomado pelo IESE (Barcelona), formou-se em Economia e Ciências Empresariais na Universidade Central de Barcelona.


Luís Laginha de Sousa, CEO NYSE Euronext Lisbon

Luís Laginha de Sousa, CEO NYSE Euronext LisbonLuís Laginha de Sousa é, desde 1 de Julho de 2010 Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisbon, Membro do “Managing Board da Euronext N.V.”, E Membro do “Management Committee do Grupo NYSE Euronext”. Tendo ingressado nos quadros da companhia em início de 2005, como C.O.O. (Chief Operating Officer) da Euronext Lisbon, assumiu também responsabilidades no Grupo nas áreas de “Information Services / Market Data” e “Corporate News Distribution”. Antes de integrar os quadros da Euronext Lisbon, Luís Laginha de Sousa foi Administrador da Caixaweb, SGPS, S.A. (holding detida pela Caixa Geral de Depósitos) e administrador de várias participadas do grupo CGD, tanto em Portugal como em Espanha. Luís Laginha de Sousa desempenhou igualmente funções de Gestão e de Direcção em empresas portuguesas e multinacionais e no ICEP - Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal. Luís Laginha de Sousa possui um MBA da Universidade Católica Portuguesa (1995) onde também se licenciou em Economia (1988). É docente da “UCP School of Business and Economics”, onde lecciona as cadeiras de Gestão Internacional (MBA) e Alianças Estratégicas (Licenciatura).


Miguel Castro Pereira, Managing Partner da Abreu Advogados

Miguel Castro Pereira, Managing Partner da Abreu AdvogadosMiguel Castro Pereira é actualmente o Managing Partner da Abreu Advogados e Sócio Responsável pelas áreas de prática de Direito Bancário, Direito Financeiro e Contencioso. Foi Director de Operações da Bolsa de Valores de Lisboa (actualmente NYSE Euronext Lisbon) sendo responsável pelos Departamentos de Negociação e Liquidação, bem como pelo Departamento de Gestão de Mercado. Desempenhou ainda funções de Assessor do Conselho de Administração e Responsável pela área de Projectos Especiais da mesma instituição.
Membro fundador do Instituto de Mercado de Valores Mobiliários, Miguel Castro Pereira participou nas Comissões de trabalho para a reforma do Mercado de dívida pública, do Código de Valores Mobiliários e das regulações de Negociação, Compensação e Liquidação de operações de bolsa. Miguel Castro Pereira licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, em 1986. Possui uma Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Gestão da Universidade Nova de Lisboa, no seu Departamento de MBA, uma Pós-Graduação em Gestão Bancária pelo Instituto de Estudos Bancários e Universidade Católica, e ainda uma Terceira Pós-Graduação em Direito Fiscal, pelo Instituto Superior de Gestão (ISG).


Miguel Geraldes, Director de Mercados NYSE Euronext Lisbon

Miguel Geraldes, Director de Mercados NYSE Euronext LisbonDirector de Mercados da Iberia na NYSE Euronext, Miguel Geraldes começou a trabalhar na Bolsa de Valores de Lisboa em 1992, primeiro como Assessor do Director de Operações de Bolsa e como Coordenador da Área de Desenvolvimento e Negociação, antes de actuar como Director of Policy and Strategy no âmbito da fusão da BVLP com a Euronext. Formador do Instituto do Mercado de Capitais entre 1999 e 2001, conta com vários diplomas na área, entre os quais uma Licenciatura em Gestão e Organização de Empresas (Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa); Curso Avançado de “Finanças, Técnicas de Negociação e Value at Risk” (Universidade Nova de Lisboa); frequência no Curso de Engenharia de Máquinas (Escola Naval) no curso de Pós graduação “PDE – Programa de Direcção de Empresas” (AESE – Escola de Direcção de Negócios). Mais recentemente, concluiu uma Pós graduação em Management organizada pela Euronext, NV com a colaboração do INSEAD - “Euronext Management Programme”.


Nuno Gaioso Ribeiro, CEO Capital Criativo

Nuno Gaioso Ribeiro, CEO Capital Criativo

Sócio fundador e presidente do conselho de administração da Capital Criativo, sociedade de capital de risco.

Trabalha no setor de venture capital desde 1997. É sócio fundador e CEO da N Partners, foi diretor da Ibersuizas e administrador da IBS, participou na criação do FIEP, do qual foi administrador executivo desde a sua constituição.

Licenciado pela Universidade de Coimbra, tem formação de gestão no INSEAD e foi docente universitário durante mais de 10 anos.


Paulo Bandeira, Senior Associate, SRS

Paulo Bandeira, Senior Associate, SRS

Ingressou no Departamento de Corporate/M&A em 1997 onde tem estado especialmente envolvido na assessoria a sociedades em operações de direito societário, fusões e aquisições e operações em mercados de capitais.

Trabalha bastante em temas de corporate governance, assessorando especialmente em temas de estruturação dos conselhos de administração e de deveres e obrigações dos administradores.

É membro fundador do Instituto Português de Corporate Governance, membro da sua comissão jurídica e da comissão encarregue da preparação do Código de Governo das Sociedades do instituto. É um orador frequente em seminários de corporate governance. É também membro do European Corporate Governance Institute e do fórum Governance Lab (que agrega alguns dos maiores especialistas portugueses em corporate governance).

É também membro da Union Internationale des Avocats e membro da Direcção da Comissão portuguesa da UIA. Licenciado em Direito, em 1997, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Direito dos Valores Mobiliários pelo Instituto dos Valores Mobiliários da referida Faculdade em 2000.


Paulo Morgado, CEO CapGemini

Paulo Morgado, CEO CapGeminiÉ Administrador-delegado da Capgemini Portugal, onde ingressou em 2001 como Vice-presidente para a área de consultoria estratégica.
Iniciou o seu percurso profissional como consultor de estratégia, na Roland Berger, incorporando de seguida o departamento de Corporate Finance do Banco Finantia. Em 1995, com 32 anos, assume o cargo de CEO na Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas.
Possui um extenso currículo académico, acrescentando à Licenciatura em Gestão pela Universidade Católica, um Mestrado em Finanças pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e uma Licenciatura em Direito, pela Universidade Lusíada, tendo sido o melhor aluno do seu curso nestes dois casos. Em 2011, obteve o grau de Mestre em Filosofia da Linguagem, na Universidade Católica, com a classificação máxima (Summa Cum Laude). A somar à sua carreira académica, Paulo Morgado tem publicado livros em áreas tão diversas como: gestão, negociação, argumentação, combate à criminalidade financeira e, mais recentemente, lógica da linguagem. Integra as direcções e conselhos consultivos de várias associações, de onde se destacam a Associação Industrial Portuguesa, o Fórum de Administradores de Empresas e a Ordem dos Economistas, e é actualmente o Coordenador do Programa de Formação para Executivos sobre “Execução Estratégica”, na Porto Business School.


Pedro Duarte, Presidente da CE do Banco Carregosa

Pedro Duarte, Presidente da CE do Banco CarregosaAntes de ser Presidente da Comissão Executiva do Banco Carregosa, Pedro Duarte foi administrador da antiga Sociedade Financeira de Corretagem e Gestora de Patrimónios L.J. Carregosa. Começou em 1983 no Banco Borges & Irmão. Em 1989 foi trabalhar com Maria Cândida Rocha e Silva, Corretora Oficial da Bolsa de Valores do Porto, e com o BCI Valores, do Grupo Santander. Em 1992 transfere-se para a Título Sociedade Corretora, do Grupo Finibanco mas, em 1995, regressou à Carregosa. É licenciado em Gestão Financeira pelo Instituto Superior de Administração e Gestão. Frequentou Engenharia Civil, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e completou, antes da licenciatura, o bacharelato em Gestão de Empresas. Nasceu em 1963, no Porto, onde vive. É casado e tem um filho.


Rogério Carapuça, Chairman, Novabase

Rogério Carapuça, Chairman, NovabasePresidente do Conselho de Administração da Novabase desde 1998. Entre 1998 e 2009 acumulou as funções de Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo (CEO). Membro do Conselho de Administração desde 1994. É Presidente da APDC e ainda Membro do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Membro do Conselho Científico das Ciências Exactas e Engenharia da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Presidente do Conselho Director da Associação TICE.PT (Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação e Comunicação), Membro do “Management Committee” do Programa CMU, Membro da Ordem dos Engenheiros, da Academia de Engenharia e do Instituto Português de Corporate Governance. Foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, como Grande Oficial da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, na classe de mérito Industrial em Fevereiro de 2006. É licenciado em Engenharia Electrotécnica, Mestre e Doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico.


Sofia Santos Machado, Sócia da Abreu Advogados

Sofia Santos Machado, Sócia da Abreu AdvogadosSofia Santos Machado, Sócia da Abreu Advogados e co-Responsável pela área de prática Direito Bancário e Financeiro, iniciou a sua actividade profissional na Abreu Advogados em 1996 como estagiária, tendo sido convidada a Sócia em 2007.
Membro fundador do APIFD – Associação Portuguesa de Instrumentos Financeiros de Derivados, Sofia Santos Machado é a representante da Abreu Advogados enquanto Vice-presidente da APIFD – Associação Portuguesa de Instrumentos Financeiros de Derivados.
Sofia Santos Machado Licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa pela Universidade de Lisboa, em 1996, e possui uma Pós-Graduação em Mercados, Instituições e Instrumentos Financeiros, Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa e Nova de Lisboa, Bolsa de Derivados do Porto e NovaForum e um Mestrado em Direito (LL.M. –Banking and Finance Law), Kings College, Londres. 


Zeinal Bava, CEO, Portugal Telecom

Zeinal Bava, CEO, Portugal TelecomLicenciado em Engenharia Eletrónica e Eletrotécnica pela University College of London, Zeinal Bava, 47 anos, é Presidente Executivo da Portugal Telecom, a maior empresa portuguesa de telecomunicações, com mais de cem milhões de clientes em Portugal, Brasil, África e Ásia, no final de 2012. Foi nomeado Presidente Executivo da PT em abril de 2008 e reeleito em abril de 2012 para o triénio 2012-2014. Iniciou funções na PT como CFO do negócio de televisão por subscrição (PT Multimédia) em 1999 e foi CFO do Grupo PT entre 2000 e 2006. O CEO da PT desempenha ainda vários cargos no Brasil, sendo membro do Conselho de Administração da Telemar Participações, S.A. bem como do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações, S.A., empresas do Grupo Oi, e ainda membro do Conselho de Administração da Contax Participações, S.A. e membro do Conselho de Administração da CTX Participações, S.A. Antes de ingressar na PT, Zeinal Bava foi Diretor Executivo e de Relações para Portugal do Merrill Lynch International de 1998 a 1999, do Deutsche Morgan Grenfell de 1996 a 1998 e do Warburg Dillon Read de 1989 a 1996. Em 2011, foi distinguido pela Institutional Investor como o segundo melhor CEO europeu no setor das telecomunicações e o melhor CEO em Portugal. Em 2010, foi eleito o melhor CEO no setor de Telecomunicações, da Europa, pela Institutional Investor e como o melhor CEO em Portugal pela Extel. Em 2009, foi considerado o melhor CEO na área de Investor Relations no âmbito do “Investor Relations & Governance Awards (IRGA)”, uma iniciativa da Deloitte. Enquanto CFO do Grupo PT, foi eleito por três vezes o melhor CFO no setor das telecomunicações, da Europa, pela Institutional Investor.

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM