Euronext Lisbon Awards 2013

Bolsa Portuguesa volta a distinguir desempenhos no mercado de capitais

A Euronext Lisbon atribuiu, na segunda edição dos Euronext Lisbon Awards, 20 prémios que reconhecem publicamente entidades que se distinguiram em 2012, nomeadamente emitentes, corretoras, bancos de investimento, analistas, gestores de fundos, escritórios de advogados, académicos, entre outros, que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do mercado de capitais português.

Na edição de 2013 dos “Awards”, foi distinguido, pela primeira vez, o melhor artigo publicado sobre mercado de capitais, avaliado por critérios de relevância, oportunidade, profundidade e rigor e tendo por base as várias candidaturas recebidas.

O evento contou ainda com uma mesa redonda dedicada ao tema “Gerir com Humor – Financiar a Felicidade”, com intervenções de Manuel Caldeira Cabral, da Universidade do Minho, Paulo Morgado, da Capgemini e Sérgio Figueiredo, da Fundação EDP. Carlos Moedas, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, fez o discurso de encerramento da segunda edição dos Euronext Lisbon Awards.

Por ocasião da entrega dos prémios, Luís Laginha de Sousa, Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisbon afirmou: “Lançámos os Euronext Lisbon Awards, num dos períodos mais difíceis de que há memória no nosso País pois entendemos que em todos os momentos e, em particular nos mais difíceis, devemos procurar valorizar o esforço, dedicação e empenho de todos aqueles que tentam contrariar as adversidades e contribuir para o desenvolvimento do mercado. A edição deste ano dos “Awards” reforçou a nossa convicção de que muitos dos fatores que nos permitem ajudar a ultrapassar os problemas, podem ser decisiva e positivamente influenciados por todos aqueles que são parte integrante do ecossistema que é o mercado de capitais”.

Num contexto em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante, contribuindo muitas vezes para um afastamento entre os vários intervenientes no mercado, os “Awards” são também um contributo para promover um maior reforço da dimensão humana que é fundamental a qualquer actividade”.

Estamos confiantes de que existe um amplo espaço de oportunidades de desenvolvimento do mercado de capitais, não enquanto fim em si mesmo, mas enquanto meio imprescindível ao desenvolvimento económico de Portugal. Nesse sentido, esperamos que os “Awards” sejam um estímulo para os vencedores e nomeados e, também, para todos os que, não o tendo sido nesta edição, contribuem igualmente para o desenvolvimento do nosso mercado e, consequentemente, do nosso País”.

O júri dos Euronext Lisbon Awards é composto pelos membros do PSI20 Committee, designadamente o Prof. Doutor João da Silva Ferreira, o Prof. Doutor João Duque e o Prof. Doutor Rui Alpalhão.