Compreender notações de rating de crédito

Quem investe numa obrigação, está a emprestar dinheiro à entidade emitente. A primeira consideração a fazer, é garantir que a amortização é feita com juros. A qualidade do crédito pode ser uma ferramenta valiosa na avaliação a fazer porque se refere à capacidade da entidade emitente em gerar juros e o pagamento atempado e na sua totalidade.

A qualidade do crédito pode também ter impacto na taxa de juro duma obrigação. Com frequência, as entidades emitentes avaliadas como tendo elevada qualidade de crédito, pagam um juro mais baixo porque as suas obrigações têm menor risco de incumprimento. Para entidades emitentes avaliadas como tendo crédito mais fraco, normalmente têm taxas de juro mais elevadas para compensar um maior risco de incumprimento. 

Comparar a qualidade  de crédito 

No que respeita à qualidade do crédito, as obrigações emitidas pelo Estado são consideradas as mais seguras, porque assentam em princípios de responsabilidade e credibilidade, inerentes a um Estado de direito. 

As obrigações emitidas por empresas propriedade do Estado ou por organizações governamentais também representam um investimento seguro. A qualidade do seu crédito está, geralmente, no patamar abaixo do das obrigações emitidas pelo Estado.

Por oposição, as obrigações emitidas por empresas e outras entidades da administração local podem ter qualidade variável. A qualidade do crédito atribuído a essas obrigações pode ir de “bastante elevado” a “medíocre” ou “fraco”, estando dependente da capacidade financeira da entidade emitente.

As obrigações emitidas por empresas financeiramente pouco sólidas e, também, as emitidas por entidades da administração local, são conhecidas por obrigações de “elevado rendimento” (high yield). Como o nome sugere, estas obrigações oferecem rendimento elevado (nalgumas empresas, por vezes,  mais de 10%), devido ao maior risco de incumprimento.

Utilizar notações de crédito 

Quando se verificam notações de crédito de qualidade variáveis, entre as obrigações de empresas e as obrigações das entidades da administração local, tal facto sugere uma necessidade de pesquisa e investigação rigorosa. Contudo, não é fácil avaliar a fiabilidade do crédito de uma entidade emitente sem ser feita uma análise profunda da situação financeira dessa entidade e da conjuntura financeira envolvente.

Muitos investidores procuram informação junto de agências de notação de crédito ou de rating, como a Standard & Poor’s (S&P), a Moody’s ou a Fitch, para analisar as entidades emitentes e avaliar as suas obrigações. Estas classificações baseiam-se na avaliação da capacidade financeira do emitente da obrigação e pode ser um excelente ponto de partida para determinar a solidez do investimento.

As notações seguintes baseiam-se no sistema utilizado pela S&P, mas todas as principais agências de rating utilizam indicadores semelhantes nas suas notações de crédito:

·         AAA é o rating mais elevado e D é o mais baixo.

·         Obrigações a que foi atríbuida a notação de crédito AAA, AA, A e BBB são consideradas obrigações “investment grade” o que significa que estão relativamente salvaguardadas do risco de incumprimento.

·         Obrigações com rating BB ou abaixo (incluindo B, CCC, CC, e C) são consideradas de elevado rendimento com maior risco devido a caraterísticas especulativas e podem ser vulneráveis ao risco de incumprimento.

·         Obrigações com notação D já se encontram em incumprimento.

·         Os ratings podem ser modificados com o sinal mais (+) ou menos (-), que indica capacidade financeira relativa dentro de cada categoria.

·         É importante realçar que as notações ou ratings representam a opinião expressa pela agência de notação e não são, de todo,standards de qualidade absolutos. Com frequência, as empresas de fundos de investimento têm os seus próprios analistas de crédito, que, antes de incluírem uma obrigação na sua carteira de fundos, fazem uma análise adicional cuidada. 

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM