Perguntas frequentes

Como são introduzidas as ordens pela Internet?
Para introduzir ordens pela Internet o investidor deve recorrer a um intermediário financeiro autorizado a prestar este tipo de serviço. Normalmente, através destes serviços o investidor pode acompanhar o mercado em tempo real, ser aconselhado, ou colocar ordens em Bolsa. As ofertas são encaminhadas para os intermediários financeiros pela Internet, que por sua vez verificam as margens e automaticamente introduzem as ofertas no mercado.

Os intermediários financeiros cobram uma comissão pelos serviços prestados, cujo valor varia de acordo com o tipo de serviço. Alguns intermediários financeiros cobram uma taxa fixa de subscrição pelos serviços de informação financeira, podendo esta ser ainda acrescida de uma taxa por minuto. Regra geral, não é cobrada nenhuma comissão pela intermediação realizada pela Internet e os valores cobrados pelas sociedades financeiras de corretagem são geralmente inferiores aos cobrados pelas sociedades corretoras que utilizam métodos tradicionais.

É possível negociar diretamente em Bolsa sem recorrer a um intermediário financeiro?
Não. Para negociar no mercado o investidor deve ter uma conta num intermediário financeiro certificado que introduzirá as suas ofertas pela Internet. Só poderá introduzir ordens na internet, através de um intermediário financeiro.

Se o investidor tiver uma conta eletrónica, pode obter comissões mais baixas dos intermediários financeiros?
A Internet é a forma mais económica de introduzir ofertas no mercado. A melhor maneira de saber quem oferece os melhores preços é fazer uma comparação entre os vários intermediários financeiros.

A NYSE Euronext pode sugerir um intermediário financeiroao investidor?
Dado que somos nós próprios  a coordenar as operações da NYSE Euronext, não podemos favorecer nenhum intermediário financeiro, daí não ser possível fazer qualquer recomendação.

No entanto, o investidor pode consultar a “NYSE Euronext members list”. É possível efetuar uma busca de instituições financeiras por mercado (a contado ou derivados; Amesterdão, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris), ou por ordem alfabética. Na lista é indicada a morada e o estatuto regulamentar de cada membro. Esta informação é atualizada pelo Departamento de Relações com os Membros da NYSE Euronext.

Eu investi recentemente no mercado e gostava de um parecer da NYSE Euronext sobre tendências futuras do mercado.

Embora a NYSE Euronext desempenhe um papel central na organização e na operação do mercado bolsista, não lhe é permitido emitir pareceres sobre os valores mobiliários negociados. Esta função é assegurada pelos intermediários financeiros.

Existem sites na Internet que fornecem os preços das ações em tempo real gratuitamente?
Os serviços que fornecem preços na internet não são gratuitos, dado que recolher este tipo de informação implica custos. Para obter preços em tempo real é necessário subscrever um serviço especializado.

A NYSE Euronext publica os preços gratuitamente (com 15 minutos de atraso) de todos os instrumentos transacionados nos mercados a contado: Amesterdão, Bruxelas, Lisboa e Paris e nos mercados de derivados da NYSE Liffe. Cada instrumento tem a sua própria ficha técnica com os factos essenciais, incluindo dados de mercado (preços e características), o perfil da empresa, comunicados de imprensa e o calendário de avisos (enviado à NYSE Euronext), Anúncios de Negociação da NYSE Euronext, avisos oficiais, gráficos de preços, dados históricos, e documentos informativos sobre determinados instrumentos.

Para aceder a estas fichas técnicas, que se encontram no canto superior esquerdo da página principal, selecione a opção Product lookup engine. (deveria estar em português, certo?)

É possível acompanhar o desenvolvimento do mercado on-line gratuitamente?
O investidor pode acompanhar o mercado gratuitamente, selecionando a opção Product lookup engine(idem).

Tem à sua disposição as fichas técnicasde todas as empresas com os factos essenciais, incluindo dados de mercado (preços e características), o perfil da empresa, comunicados de imprensa e o calendário de avisos (enviado à NYSE Euronext), Anúncios de Negociação da NYSE Euronext, avisos oficiais, gráficos de preços e dados históricos..

Podem procurar-se os trackers pelo nome, código ISIN, menemónica, ou através de outros critérios de busca, nomeadamente: “Exposição,” “Tipo subjacente,” “Familía de tracker,” “Família de Indíce,” ou por  “Setor."

As obrigações beneficiam de um critério de busca muito avançado: “Tipo de obrigação” (obrigação do Estado, obrigação pública/ semi-pública, obrigações privadas, obrigações convertíveis, etc.), emitente, tipo de negociação (em contínuo, leilão), tipo de cupão (taxa fixa, taxa flutuante).

Em “Ferramentas & Serviços > Centro de Estatística," encontram-se os valores oficiais dos índices da NYSE Euronext, bem como os volumes referentes aos diferentes compartimentos dos mercados, classificados numa base diária, mensal e anual, por família de produto e por segmento local.

O investidor pretende ter acesso e recriar os gráficos dos preços das suas ações preferidas. Como pode fazê-lo?
Selecionando a opção Product lookup engine, o investidor pode obter gratuitamente os dados históricos sobre todos os instrumentos e índices transacionados em Amesterdão, Bruxelas, Lisboae Paris. Este serviço permite o acesso a toda a informação sobre a gama completa de valores mobiliários da NYSE Euronext, incluindo preços de abertura, preços máximos e mínimos, bem como o último preço cotado em cada sessão, para um período máximo de um ano por pedido.

Como pode um investidor obter informação sobre as reuniões das maiores empresas cotadas?
A NYSE Euronext publica o calendário dos avisos das empresas cotadas com as datas mais importantes de cada valor mobiliário cotado na NYSE Euronext Amesterdão, Bruxelas, Lisboa e Paris. Selecionando a opção Product lookup engine, o investidor pode obter esta informação, que inclui ainda o fim do ano fiscal, os lucros preliminares operacionais anuais, os lucros operacionais anuais, ganhos semestrais, valores de vendas trimestrais, reuniões de acionistas, pagamento de dividendos e outras reuniões para divulgação de informação, em cada caso de acordo com a informação comunicada à NYSE Euronext.

O investidor não compreende alguns termos. Existe um glossário para consulta?
A NYSE Euronext criou um glossário com os termos mais utilizados para ajudar o investidor a compreender melhor os temas financeiros e económicos. O glossário encontra-se disponível aqui.

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM