Os Mercados Financeiros

As bolsas do grupo NYSE Euronext são um centro fulcral de investimento e de atividade financeira, onde diariamente são transaccionados mil milhões de dólares em títulos. Apenas  empresas  com elevada qualidade podem optar por cotar os seus valores mobiliários nas bolsas da NYSE Euronext. E uma vez cotadas, a NYSE Euronext desempenha um papel único ao conferir-lhes o acesso a mercados dotados de elevada profundidade e liquidez para transacionar esses mesmos valores mobiliários, beneficiando assim todos os investidores, grandes e pequenos.  

Os mercados financeiros modernos são redes automatizadas que garantem uma negociação eficiente entre as instituições financeiras e os investidores.

Mercados a contado e Mercados de derivados
Nos mercados a contado, os títulos comprados ou vendidos são imediatamente liquidados. Por outro lado, a liquidação dos instrumentos financeiros transacionados nos mercados de derivados, como sejam opções e futuros, são negociados e reportam-se a um momento futuro. Cada instrumento de derivados está ligado a outro ativo financeiro – uma ação, índice acionista, matéria-prima, etc. – do qual não pode ser separado: o valor do derivado provem deste ativo financeiro subjacente, cujo preço de mercado está relacionado com o valor do ativo financeiro. Os instrumentos de derivados são investimentos de risco: requerem um investimento inicial baixo e podem gerar elevados ganhos ou perdas.  

Mercados regulamentados e mercados over-the-counter (OTC)
As bolsas e os mercados regulamentados devem aderir às normas concebidas para proteger os investidores. Ofertas públicas de venda (OPVs) e vendas de ações só são possíveis quando as empresas se regem pelas normas do mercado, incluindo a disseminação adequada de informação e transparência. Os mercados a contado e os mercados de derivados são cruciais à negociação entre compradores e vendedores. Os mercados organizados oferecem ainda aos investidores outros serviços seguros. A NYSE Euronext, por exemplo, estabeleceu programas que garantem maior liquidez às operações realizadas nos seus mercados regulamentados. Maior liquidez resulta numa negociação rápida, e permite garantir preços de mercado justos para os investidores.  

Os mercados over-the-counter (OTC) não estão sujeitos a estas normas, nem garantem liquidez de negociação. Apresentam, por conseguinte, maior risco para os investidores, especialmente para os investidores individuais.

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM