As Bolsas do grupo Euronext

A Euronext é o maior grupo de mercados bolsistase o mais  líquido a  a nível mundial. Diariamente, mais de €100 mil milhões são transacionados nas bolsas da Euronext. As bolsas Euronext, na Europa e nos Estados Unidos, transacionam ações, obrigações e papel comercial, para além de um leque diversificado de produtos derivados, como sejam futuros, opções e warrants. Com cerca de 8.000 emissões cotadas (excluindo os Produtos Estruturados Europeus), os mercados acionistas da NYSE Euronext movimentam um terço do volume total negociado a nível mundial nos mercados de ações.

Nos Estados Unidos, a Euronext integra a New York Stock Exchange (NYSE), a histórica bolsa de Nova Iorque. Mantendo ainda a sua sede em Wall Street, passados dois séculos desde a sua fundação em 1792, a Euronext é a operadora líder mundial no mercado de ações. A  Amex, especializada na admissão à cotação e à negociação de empresas de pequena e micro-capitalização, e a  Arca, uma operadora completamente automatizada, líder em ações de empresas em crescimento, continuam a atrair um número elevado de investidores. A Arca Edge, uma bolsa para ações over-the-counter (OTC), e a NYSE Liffe U.S., a operadora de opções e futuros do grupo NYSE Euronext nos Estados Unidos, completamente automatizada, reforçam o leque de produtos e serviços da  Euronext nos Estados Unidos.

Na Europa, a  Euronext é a operadora líder pan-europeia que reúne as bolsas de Paris, Amesterdão, Bruxelas e Lisboa, todas elas detentoras de um longo passado histórico.

A Bolsa de Amesterdão tem as suas origens no início do século XVII, aquando da fundação da The Dutch East India Company, a primeira empresa no mundo a emitir um elevado número de ações. Em 1724 é fundada a Bolsa de Paris; a Bolsa de Lisboa nasce em 1769, e a de Bruxelas em 1801.

As Bolsas da Euronext levaram a cabo um processo de modernização que antecedeu a fusão que deu origem à criação do grupo integrado de mercados financeiros Euronext. O grupo Euronext oferece aos investidores um mercado de negociação de valores mobiliários completamente automatizado e unificado. O grupo implementou ainda sistemas para melhorar a criação de mercado (market making) e oferecer liquidez.

A Euronext integra também a NYSE Liffe, o mercado de derivados de Londres, líder na Europa e segundo a nível mundial em instrumentos derivados. Com sede igualmente em Londres, a Euronext London foi criada em 2010 para negociar valores mobiliários no mercado a contado. . A Alternext é outro mercado do grupo, especialmente criado para transacionar valores de pequena e média capitalização. Para além de tudo isto, a  Euronext é ela própria também uma empresa cotada nos mercados NYSE Euronext de Paris e de Nova Iorque, com o ticker NYX.

or conseguinte, maior risco para os investidores, especialmente para os investidores individuais.

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Live.euronext.com - Markets Lisbon

Discover our new Live Market website

 

LIVE.EURONEXT.COM