Via Bolsa 2016

EVENTO DE REFERÊNCIA NACIONAL, NO QUE AO MERCADO DE CAPITAIS DIZ RESPEITO, O “VIA BOLSA 2016” É DIRIGIDO A GESTORES DE TOPO E A INVESTIDORES DE REFERÊNCIA. ESTA SERÁ A SUA TERCEIRA EDIÇÃO.

A conferência “Via Bolsa: Financiamento através do Mercado de Capitais”, organizada pela Euronext Lisbon e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, pretende esclarecer dúvidas e fornecer informação ao tecido empresarial  nacional sobre o mercado de capitais enquanto alternativa de financiamento e motor de crescimento e evolução da empresa e da sua gestão.

Privilegiando um tom aberto e franco, o evento  debate as razões para cotar em bolsa e explica o processo que pode trazer uma empresa ao mercado de capitais. Requisitos necessários, como fazer a admissão de capital ou que plataformas escolher são algumas das questões que vão ser abordadas.

No dia 18 de Outubro e ao longo de  uma manhã de trabalho, seguida de oportunidade de networking, vamos responder às suas dúvidas sobre o Porquê e como Cotar em Bolsa. 

Repetindo a experiência das edições passadas, a inscrição terá um valor de €40, que reverte na sua totalidade a favor de uma instituição sem fins lucrativos seleccionada pela  Euronext Lisbon. Este ano, a instituição beneficiário seleccionada é o “Laboratório de Investimento Social”,  criado pela Fundação Calouste Gulbenkian e IES Social Business School, em parceria com a Social Finance UK, para desenvolver formas inovadoras de financiar a inovação social em Portugal.”
AP Presidência da República

Laboratório de Investimento Social
O Laboratório de Investimento Social acredita que os empreendedores sociais e organizações sociais devem ter acesso a fontes de financiamento adequadas às suas necessidades de forma a conseguirem maximizar o impacto junto dos seus beneficiários. Para cumprir esta visão, o Laboratório de Investimento Social desenvolve formas inovadoras de financiar a inovação social em Portugal.

Em 2015, o Laboratório de Investimento Social criou o primeiro Título de Impacto Social (Social Impact Bond) em Portugal, na área da educação com um projecto que pretende melhorar o desempenho escolar de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico através do ensino de programação informática.

O Laboratório de Investimento Social foi criado em 2013 pela Fundação Calouste Gulbenkian e IES Social Business School, em parceria com a Social Finance UK.

Para mais informação sobre o Laboratório de Investimento Social, clique em: http://investimentosocial.pt/
 

Laboratório de Investimento Social from IES-Social Business School on Vimeo.

PROGRAMA

18 de Outubro de 2016
08h30

Partida da Vedeta disponibilizada pela Marinha (Doca da Marinha)

9h00

Registo e Welcome Coffee

09h15 Nota de boas vindas - Almirante Luís Macieira Fragoso, CEMA
09h20

Abertura - António Costa, Primeiro Ministro

09h35 “O Mercado de Capitais liberta o valor das Empresas?” - Maria João Carioca, CEO Euronext Lisbon
09h50

Vídeo: “Testemunhos de Empresas Cotadas”

09h55 Painel 1: “Capitalizar Portugal”- Moderador: António Costa (Eco); Oradores: Francisco Veloso (Univ. Católica); Marcos Lagoa (Resiquímica, Ass. Empresas Familiares); Pedro Siza Vieira (Unidade de Missão para a Capitalização das Empresas)
10h40 Coffee-break

11h10

Entrevista em directo: “A Experiência no Mercado de Capitais” - Entrevistador: António Costa (Eco); Entrevistado: Francisco de Lacerda (CTT)
11h30 Painel 2: “Caminhos para o mercado” - Moderador: António Costa (Eco); Oradores: Joaquim Saldanha e Souza (CaixaBI); Paulo Bandeira (SRS); Ricardo Abrantes (AE Águeda)
12h15 Vídeo: “Testemunhos de Empresas Cotadas”
12h25 Painel 3: “Investidores: o que procuram numa empresa?” – Moderador: António Costa (Eco); Oradores: Alvier Almeida (Petrus Advisers); Frederico Serras Gago (Portugal Ventures); Paulo Freire de Oliveira (BPI Gestão de Activos)
13h10 Encerramento - Maria João Carioca, CEO Euronext Lisbon
13h30 Almoço e Networking a bordo do Navio-Escola “Sagres”

 

Oradores

António Costa, Primeiro-Ministro

António Costa nasceu em Lisboa, em 1961.
É licenciado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e Pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa e Advogado.
É Secretário-Geral do Partido Socialista desde 22 de novembro de 2014.

 


Alvier Almeida, Vice President, Petrus Advisers
Alvier Almeida is Vice President at Petrus Advisers, a London based investment manager. He has over 10 years of professional experience across investment banking and asset management.

Alvier holds an MBA from London Business School and is a graduate of Católica Lisbon School of Business & Economics


Francisco de Lacerda – Presidente e CEO dos CTT
Presidente & CEO dos CTT desde 2012, liderou a privatização desta empresa, atualmente cotada com 100% de “free float”. É também Presidente do Banco CTT desde Agosto, Administrador Não Executivo Independente da Endesa (a maior empresa de energia elétrica em Espanha) desde Abril e Presidente da COTEC desde Junho. É ainda Administrador da IPC – International Post Corporation desde 2014.

Licenciado em 1982 em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, teve várias posições relevantes em empresas cotadas: de 2010 a 2012 foi CEO da Cimpor, na altura uma das 10 maiores empresas cimenteiras mundiais, sendo igualmente de 2008 a 2012 Administrador Não Executivo Independente da EDP Renováveis (a 3ª empresa mundial de energias renováveis); de 2000 a 2008 foi Administrador Executivo do Millennium bcp (onde foi em 2000 e 2001 responsável pela Nova Rede, entre 2001 e 2003 Deputy CEO do Bank Millennium polaco - vivendo em Varsóvia -, entre 2003 e 2007 responsável pelas operações do banco em diversos países europeus e entre 2005 e 2007 pela Banca de Investimentos); entre 1993 e 2000 foi Presidente Executivo do Banco Mello.


Francisco Veloso, Director (Dean), Católica – Lisbon School of Economics
Francisco Veloso é o Director (Dean) da Católica - Lisbon School of Business and Economics, onde é também é Professor titular da Cátedra NOS em Inovação e Empreendedorismo. É também Professor Catedrático Convidado no Departamento de Engenharia e Políticas Públicas em Carnegie Mellon, Universidade onde desenvolveu uma parte significativa da sua carreira.

A sua investigação e ensino abordam a forma como empresas e regiões desenvolvem e exploram as suas capacidades científicas e tecnológicas para promoção do crescimento económico. Tem várias dezenas de artigos publicados em revistas académicas de referência internacional nestas matérias, incluindo a Management Science, Proceedings of the National Academy of Sciences, Academy of Management Review, Journal of Operations Management e Research Policy. O seu trabalho tem sido distinguido através de vários prémios, incluindo a Cátedra NOS, o Alfred P. Sloan Industry Studies Fellowship, o prémio Stan Hardy para o melhor artigo científico publicado na área de Gestão de Operações, e uma variedade de bolsas competitivas das Fundações para a Ciência dos EUA, Mexico, Portugal e ainda da Richard King Mellon Foundation.

Colabora regularmente com um leque alargado de empresas e organizações internacionais, onde se incluem a Alcoa, a Galp, a McKinsey, a NOS, o Banco Asiático para o Desenvolvimento. É também um educador dedicado, tendo supervisionado 10 teses de doutoramento, 5 das quais premiadas internacionalmente.


Frederico Serras Gago, Director, Portugal Ventures
Frederico é Membro do Conselho de Administração Executivo. Anteriormente, exerceu funções de adjunto financeiro em gabinetes ministeriais em dois Governos da República Portuguesa. Trabalhou nomeadamente em operações de privatizações de empresas de transporte aéreo e ferroviário, e em projetos de financiamento de infraestruturas. Frederico desenvolveu a sua atividade profissional na área da banca de investimento em Londres, Paris e São Paulo, tendo concluído várias operações de fusões e aquisições (em particular no setor de TMT), diversos tipos de financiamentos (unsecured, RMBS, ABS), para além de ter trabalhado como consultor financeiro numa empresa de credito em forte crescimento. Viveu em França durante 9 anos, aonde realizou boa parte do seu percurso académico, tendo obtido um Mestrado em Gestão da EDHEC Grande Ecole. Bilingue nativo em Português e Francês, fluente em Inglês, é um amante da arte de fotografar e de mergulho.


Joaquim Saldanha e Souza, Administrador Executivo, Caixa - Banco de Investimento
É atualmente Vogal do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva do Caixa – Banco de Investimento, S.A.; Vogal do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral – Brasil, S.A. sem funções executivas, Diretor do CaixaBI Brasil, Vogal do Conselho de Administração da CGD Investimentos Corretora de Valores e Câmbio, S.A. sem funções executivas e Administrador não executivo da Corporación Interamericana para el Financiamiento de Infraestructura, S.A. (CIFI). 

Entre 2006 e 2012, foi Gestor de Fundos na Nau Capital LLP e Sócio da Dynamo Capital LLP em Londres. De 2000 a 2006 trabalhou em diversas funções dentro do Grupo Portugal Telecom, tendo sido Diretor de Business Development da PT Móveis, Diretor de M&A da Vivo e CEO da Primesys.
Possui uma grande e variada experiência internacional em mercados financeiros e Corporate Finance.
É licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e possui um MBA pela Darden School of Business da Universidade de Virginia.


Paulo Bandeira, Partner, SRS Advogados
Sócio da SRS Advogados, no Departamento de Corporate/M&A, onde foca a sua actividade em projectos de M&A e mercado de capitais, sendo ainda responsável pelo projecto de Empreendedorismo e Startups da Sociedade.

Membro fundador e co-autor do “Código de Governo das Sociedades” do Instituto Português de Corporate Governance e autor de vários artigos sobre o tema.


Paulo Freire de Oliveira, CEO e CIO, BPI Gestão de Activos

Paulo Freire de Oliveira is CEO and CIO of BPI Gestão de Activos. He´s also an executive member of the board of BPI Vida e Pensões and the CEO of the Luxembourg fund management company, BPI GIF.

At BPI Bank the parent company, Paulo was responsible for proprietary trading for Iberian equities. He successfully launched the BPI Alternative Fund Iberian Equities Long/Short, that he personally manages still today.
Prior to BPI Paulo was in central banking, on the Supervision Department of Portuguese central bank. Paulo started his career as an intern at Royal Bank of Canada Dominion Securities in Toronto in the Global Markets Division. Paulo received his B.A. in Economics at the Faculdade de Economia of the University of Coimbra. He also has a Masters in Finance from London Business School.


Pedro Siza Vieira, Coordenador do Gabinete de Apoio Técnico, Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas

Pedro Siza Vieira é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e Advogado. É sócio da sociedade de advogados Linklaters LLP, tendo sido Managing Partner em Portugal de 2006 a 2016.

É membro da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas.
Integra a Comissão de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI) em Portugal  e é Presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem.
É docente da Faculdade de Direito – Escola de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa e autor de diversas obras e artigos em publicações jurídicas, particularmente em matéria de direito bancário e financeiro, arbitragem,  e direito e contencioso administrativo. É casado e pai de três filhos


Ricardo Abrantes, Presidente, Almas Design SA

Ricardo Abrantes é Presidente da Direção da AEA desde 1996 e Presidente do Conselho de Administração da Almas Design Sa, empresa centenária.

Industrial com profunda experiencia no sector cerâmico, com grande conhecimentos dos mercados externos e especialista na área da gestão de design.
Estudou gestão de empresas na Alemanha e é poliglota. Participou ativamente na fundação da ANJE, é como convidado que participa no Fórum da Alpbach na Áustria, participa no curso “Especialistas de Pessoal”, no Japão, organizado pelo Centro de Cooperação EU/JAPAN.
No seu longo percurso associativo assume vários cargos de presidência em diversas instituições, NIT – Negócios, Inovação e Tecnologias SA, Novotecna, Vogal da Direção da CIP, Assembleia Geral do CEC, Conselho Consultivo da Região de Aveiro, comissão estratégica da Feira de Frankfurt/Collectione, entre muitas outras.
Reconhecido com o grau de Comendador de Mérito Empresarial (Classe de Mérito Industrial), das Ordens Honorificas Portuguesas.

Local

Escola Naval
Base Naval do Alfeite
Coordenadas GPS  -  38º 39’ 30” N – 09º 09’ 15” W.

IMPORTANTE: Para sua comodidade, a Marinha disponibiliza uma Vedeta de transporte directo até à Escola Naval. Evite o trânsito e não perca tempo com procedimentos de segurança à chegada das instalações da Base Naval. Tire o máximo partido da conferência e experiência de networking que o Via Bolsa pretende proporcionar.
Partida da Vedeta às 8h30 da Doca da Marinha. Parque de estacionamento gratuito disponível na doca da Marinha para os participantes.

- Para usufruir deste transporte, basta assinalar no campo devido, aquando do registo na conferência.

CROQUI - DIRECÇÕES LISBOA-ESCOLA NAVAL ALFEITE

- Caso pretenda levar a sua própria viatura, deve enviar antecipadamente a respectiva matrícula para lisbonevents@euronext.com

- Pode descarregar o mapa/croqui de direcções “Ponte 25 de Abril – Base Naval” aqui.

CONTATOS
Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, contacte-nos através de:
e-mail  lisbonevents@euronext.com
telefone 210 600 614 /  210 600 628

Encontre aqui informação disponibilizada sobre o Grupo Euronext sobre algumas das soluções de financiamento através do mercado de capitais que poderão passar pela estratégia da sua empresa:

As necessidades de financiamento das PME e empresas de dimensão intermédia são asseguradas atualmente em 92% pelo crédito bancário, em 7% pelos fundos de investimento de capital e apenas em 1% pelos mercados financeiros. Em consequência da crise financeira, muitas PME viram as suas fontes tradicionais de financiamento reduzidas ou oferecendo soluções muito menos atrativas. A entrada na bolsa não é um fim em si mesmo ou um objetivo. Ela oferece às empresas a oportunidade de realizar regularmente operações de mobilização de fundos secundários que permitem continuar a financiar o seu desenvolvimento e o seu crescimento pelo mercado. A bolsa apresenta-se como uma alternativa aos outros modos de financiamento, e o Alternext é o mercado criado especificamente para as PME.
PDF FILE [FLYER: ALTERNEXT]

A Euronext quer ajudar a financiar o crescimento dos seus projectos inovadores, e apresenta soluções à medida da sua empresa tecnológica. Junte-se à nossa crescente comunidade de 330 empresas tecnológicas cotadas, representando já uma capitalização bolsista de €50bi.
PDF FILE [FLYER: EURONEXT TECH]

“Descubra porque é a Euronext o mercado preferencial das empresas de Ciências da Vida.”
PDF FILE [FLYER: LIFE SCIENCES]

Enquanto principal centro de captação de capital na Europa, a Euronext oferece soluções financeiras para todos os tipos de empresas, e apoia inteiramente o desenvolvimento de produtos de colocação privadas de obrigações (Euro PP, High Yield, outras colocações privadas).          
PDF FILE [FLYER: ENXT PRIVATE PLACEMENT BONDS]

Desde 2013 que a Euronext Lisbon tem vindo a organizar a conferência “Via Bolsa”, com o objectivo de sensibilizar as empresas portuguesas sobre a alternativa de financiamento que o mercado de capitais representa, enquanto instrumento concreto para alcançar os seus objectivos e processo saudável de evolução do seu modelo governativo. Portugal e as suas empresas não podem abdicar de recorrer a todos os meios que possam constituir ou integrar soluções que vão ao encontro das suas necessidades.

Esta será já a terceira edição de um evento que tem sido bem acolhido: audiências que rondaram as 300 pessoas, incluindo CEO’s e gestores de topo; a presença de dezenas de empresas não cotadas; e grande visibilidade nos media, contribuindo para relançar o tema da Bolsa junto da comunidade empresarial e cimentando o Via Bolsa como um evento de referência, no que ao mercado de capitais diz respeito. Este ano, a conferência terá como temas-chave: “Capitalizar Portugal”, “Caminhos para o mercado”,  e “Investidores: o que procuram numa empresa?”.

Para o lançamento do Via Bolsa 2016, muito nos honra informar que a Euronext Lisbon contará com o apoio da Marinha Portuguesa, que acolherá o evento nas suas instalações da Escola Naval. Um evento que exige das empresas presentes um exercício de liderança, inovação, esforço, compromisso e capacidade de “pensar fora da caixa”, não poderia encontrar melhor envolvente para singrar, do que na proporcionada pela nossa Marinha, de resto patente no espírito da divisa da própria Escola Naval – “Talant de bien faire”, - exemplo de tenacidade e rigor.

Via Bolsa 2014

Via Bolsa 2013

Diretório de Produtos

 

Ações portuguesas
Fundos
Exchange Traded Funds
Obrigações
Warrants

  

Infodesk

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, por favor contacte-nos através do email: gerallisbon@euronext.com