Opções de Venda (Put Options)

As opções de venda são opções sobre ações que conferem, ao seu detentor, o direito mas não a obrigação de vender o ativo subjacente a um preço e data previamente fixado. 

As opções de venda permitem-lhe vender o ativo a um preço fixado previamente, independentemente das quedas que poderá sofrer no futuro. Os investidores utilizam-nas para captar valor em virtude de descidas no valor da ação sendo, raramente usadas como ferramenta de venda de ações. Estes instrumentos permitem que os investidores obtenham ganhos com a descida de preço da ação sem recorrer a margens ou assumir uma posição curta. A assunção de posições curtas em ações expõe o investidor a risco ilimitado se o mercado cair enquanto que a compra de opções de venda a perda máxima é limitada ao preço pago pela opção (prémio).

Como funcionam as Opções de Venda?

As opções de venda são contratos financeiros entre um comprador e vendedor, em que o vendedor confere ao comprador dessas opções, o direito de vender-lhe ações ao preço previamente definido aquando da aquisição dessas opções de venda.

O comprador destas opções pode aguardar que o preço das ações decresça até ao vencimento das opções de venda. Se a expectativa do investidor se concretizar e, o preço da ação cair, ele poderá vender a opção de venda  a outro comprador por um preço mais elevado ou comprar as ações no mercado e, simultaneamente, exercer o direito inerente à opção, ou seja  de vender a ação ao vendedor da opção pelo preço previamente acordado  (preço do exercício), obtendo assim um ganho.

Opções de Venda: Vendedores

O vendedor da opção de venda, está claramente na expectativa de que o valor das ações se manterá estável permitindo-lhe obter um ganho sem que tenha de comprar as ações ao detentor das opções de venda .

Opções de Venda : Compradores

O comprador destas opções de venda, por seu lado, tem a expectativa que o preço dessas mesmas ações irá cair e está disposto a pagar um pequeno preço por essa expectativa. Esta expectativa está presente num indicador de sentimento do investidor denominado  rácio venda /compra. O rácio de volume entre as opções de venda  e as opções de compra é um indicador de sentimento do investidor amplamente utilizado. Por exemplo, um elevado volume de opções de venda quando comparado com as opções de compra  indica a existência de um sentimento negativo (bearish, de descida no Mercado).