Opções

Uma opção é um contrato que visa a compra ou venda de um produto financeiro específico, denominado ativo subjacente.  Os ativos mais utilizados são as ações, índices de ações, moeda, matérias-primas e taxas de juro. Estes contratos são estandardizados , uma vez que, o preço a que a opção poderá ser exercida é pré-estabelecido – stricke price, assim como a data em que a opção deixa de ter valor – data de maturidade. As opções são frequentemente utilizadas de forma a reduzir o risco associado à detenção ou negociação de um ativo em particular ou de um segmento de mercado.

As opções permitem obter ganhos em diferentes momentos dos  mercados (mercados em alta, em baixa ou  estáticos). Um investidor, poderá:

  • Participar em movimentos de preço, de curto prazo com um capital limitado – uma opção é um investimento alavancado, uma vez que expõe um montante inferior ao risco.
  • Participar em movimentos de preço, de curto prazo com um risco de queda limitado – uma opção poderá ter uma perda potencial máxima pré-determinada e com nível fixo.
  • Efetuar cobertura face à queda do preço de um bem – uma opção poderá ser utilizada como uma apólice de seguro para fazer ajustes de curto prazo na sua carteira.

Algumas decisões de investimento não terão, inevitavelmente, sucesso, devido ao momento em que foi efetuado, informação incorreta, imprevistos ou mau planeamento. As opções são uma ferramenta útil para limitar as perdas potenciais, bem como maximizar os ganhos potenciais.

Diretório de Produtos

 

Ações portuguesas
Fundos
Exchange Traded Funds
Obrigações
Warrants

  

Infodesk

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, por favor contacte-nos através do email: gerallisbon@euronext.com