Noções básicas de como investir em Bolsa

Os mercados financeiros desempenham um papel fundamental na dinamização das economias modernas, oferecendo às empresas cotadas o capital necessário para fomentar o seu crescimento. Os mercados de capitais são também um meio importante através do qual os investidores individuais podem diversificar as suas carteiras, usufruindo desta forma do crescimento e da vitalidade da economia mundial.
Milhões de europeus são detentores de ações em empresas cotadas. Estes títulos conferem aos investidores individuais o direito de voto na Assembleia Geral das empresas, realizada anualmente, para deliberar sobre importantes iniciativas de negócio e eleger os seus órgãos sociais. Ao comprarem obrigações de uma empresa, os investidores passam a deter títulos representativos da dívida da empresa, sendo remunerados com juros.
Os investidores individuais podem aceder aos mercados financeiros de várias formas. Os titulares de ações em fundos de investimento, tais como Unit Trusts, fundos mútuos ou fundos de pensões, participam nos mercados financeiros de uma forma indireta. Os fundos de investimento são negociados e geridos por intermediários financeiros especializados. Desta forma, os investidores são titulares de ações que não requerem uma gestão ativa da sua parte.
Os investidores individuais que procuram gerir ativamente os seus investimentos, interessam-se normalmente por instrumentos sofisticados, como sendo warrants, opções e futuros. Estes e outros instrumentos de derivados oferecem tipicamente maior risco que as ações, mas são potencialmente mais rentáveis.

Diretório de Produtos

 

Ações portuguesas
Fundos
Exchange Traded Funds
Obrigações
Warrants

  

Infodesk

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, por favor contacte-nos através do email: gerallisbon@euronext.com